terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Tutorial sobre armaduras - imagens

Hey everybody!!

Pois bem, a partir de hoje começarei uma serie de posts tratando sobre o processo de se fazer uma armadura pra cosplay basicamente.

Como disse anteriormente, tutoriais existem aos montes pela internet, de páginas dedicadas sobre o assunto, passando por weblogs como este a foruns e videos no Youtube até redes sociais com comunidades ou grupos dedicados ao tema. Então, o que esta serie que comecei tem de especial?

Basicamente, a partir de tudo que já fiz na de Pégasus e tenho aplicado na de Libra, assim como em outros trabalhinhos que faço de vez em quando, pretendo apresentar os mais diversos modos de se fazer armaduras e dedicando cada post a uma seção em especial mas sem apresentar uma única em específico como tenho feito até o momento. Espero assim, ajudar quem queira começar nesse passatempo a encontrar aquele jeito que mais lhe convém de se fazer.

Sem mais delongas, vamos começar com o primeiro passo que serve tanto para armaduras quanto para qualquer cosplay em geral: imagens.




Imagens

Quando se quer começar qualquer armadura ou cosplay, é necessario ter em mente qual pretende fazer. Não vou entrar no mérito de "qual personagem devo fazer" porque acho que cada deva fazer aquele que gostar. Gostou do personagem? Acha legal? Quer fazer? Tem condições de fazer? Então foda-se o que vão achar ou pensar de você e faça aquele que tem vontade., Acabou!!

Escolhido o personagem, hora de procurar imagens de referências e pra isso, a internet tá CHEIO!! Procure desde imagens estáticas do personagem em pose "stand" de frente, de costas, de lado e até em movimento pra ver como a armadura se comporta no corpo da pessoa.

Procurar por sketchs ou character sheets ajudam bastante também pois são ótimas bases pra se seguir e nem são tão difíceis de achar.

Por exemplo, essas foram as imagens que utilizei de referencia para a minha armadura de Pégasus. Algumas delas podem ser vistas também no meu post sobre ela:
http://pegasusnosaintcosplay.blogspot.com.br/2009/12/historiografia-da-armadura-historico-e.html



                                                        Sketch do mangá


                                                         Next Dimension


                                                         Versão do anime


                                                        Versão Lost Canvas


Imagens reunidas, hora de analisar uma a uma. Como podem ver, um mesmo personagem pode mudar (e muito!!) dependendo de quem desenha. Nesse caso, basta decidir qual o traço que mais agrada e seguir com as referências naquele formato.
Claro que tem vezes que um pedaço te atrai mais em uma versão que em outra e vice versa e, dependendo, acho válido misturar. Afinal, quem vai usar é você e não os outros... Sem contar que muitas das vezes, sequer vão reparar que um detalhe é de outra versão e não daquela que está usando pois não é todo mundo que repara nesse tipo de coisa. Grande maioria observa o geral e não os detalhes pormenores.

Escolhida a versão preferida, hora de analisar peça a peça. Não tentem ver a armadura como um todo mas em partes e como são compostas cada parte e como ela se encaixa no corpo.

Por exemplo, peguem a peça do antebraço direito. Observem quantas peças a compõem. No braço direito, temos cinco partes: a base principal, as duas (ou três) alças que a prendem no antebraço e as duas peças que compõem o detalhe em cima. Observem a posição que fica: com o braço relaxado, cobre basicamente metade do membro, com praticamente a mesma largura das costas da mão na frente da peça e aumenta a largura próximo a região do cotovelo. Onde começa e onde termina: começa na articulação da mão com o cotovelo e termina um pouco antes da articulação do cotovelo não dando margem assim, pra atrapalhar a articulação do braço.

Se tiver noção de desenho e proporções, acho interessante fazer um desenho mais ou menos do seu corpo e desenhar a armadura por cima. Dessa forma é possível observar e analisar como as peças poderiam atrapalhar as suas articulações e onde seria possível diminuir pra ajudar na movimentação sem atrapalhar a estética como um todo. Lembrem-se que uma armadura serve de proteção e ao mesmo tempo não pode te deixar travado na hora de se mexer afinal, não é um robô que estamos fazendo e mesmo que fosse, robôs humanoides tem designs que permitem se mover da forma mais "humana" possível, com as mesmas articulações de uma pessoa real.

Se o personagem em questão tiver versão em figura de ação (aka bonequinho), melhor ainda! Se puder adquirir pra observar como foi feito seria legal mas caso não tenha essa condição, basta uma busca rápida pela internet que já facilita.

Ainda no exemplo do Seiya, temos o Cloth Myth lançado pela Bandai há quase 10 anos:






 Esta acima é uma imagem meio rara. Trata-se do projeto da armadura V2 do Cloth Myth do Tenma de Lost Canvas. Uma pena que ficou apenas no projeto.


Pode-se também utilizar de referência imagens de outros cosplayers que já fizeram tal armadura. Como é extremamente raro que alguém ainda não tenha feito tal personagem (a não ser que seja muito recente ou mesmo muito apagado na historia), pelo menos algumas imagens são possiveis de serem encontradas.

Basicamente é isso. Caçar imagens e procurar referências são as partes mais faceis quando se quer começar uma armadura e dá pra ficar um bom tempo só nessa busca. Uma vez encontrado tudo que possa ajudar, hora de começar a tirar a armadura do papel e passar para o mundo real. Para isso, hora de fazer os moldes das peças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário