Vamos lá! Depois do histórico, vamos ao que interessa: o início da construção dessa armadura. Antes de mais nada, os materiais utilizados nesta primeira etapa do processo de construção:
- papel cartão
- jornal
- cola branca (líquida, não é aquela em bastão)
- papel paraná nº 60
- fita crepe
- grampeador de tapeceiro (muito mais potente e com grampos mais resistentes que os grampos normais)
- alicate pequeno
- elástico grosso
- velcro grande
- cola de contato (cuidado ao trabalhar com essa cola! Procure usá-la em locais abertos e de boa ventilação e sempre a utilize usando máscara e luvas de proteção)
A grande maioria desses materiais podem ser encontrados em papelarias ou em locais como o Kalunga (para quem não conhece, pode conhecer o site aqui: ) para encontrar papel paraná nº 60 por exemplo. Já a cola, em casas de materiais de construção pode ser encontrada até em grandes quantidades.
O peitoral
Vamos começar montando o corpo da armadura. Inicialmente, em uma folha de jornal, desenhei o formato das costas e numa outra folha, a frente. Com esses moldes, dobrei ao meio e procurei observar aquele que melhor estava desenhado. Cortei e passei para o papel paraná copiando aquele que estivesse melhor deixando o mais simétrico possível. Uma vez com as duas peças cortadas, molhei com aquele esguicho de planta para que fique maleável o suficiente para se moldar as peças no formato desejado e então, deixei secar.
O fato de ter utilizado jornal para o molde antes de jogar para o papel paraná serve para que, caso cometa erros muito grotescos, seja possível corrigir pregando com fita crepe, pedaços novos de jornal e cortar novamente para que a peça possa atingir o formato desejado antes de passar para a parte definitiva. Também é possivel utilizar o papel cartão para tal fim, mas como o jornal é mais barato e, de certa forma, muito mais maleável, usei como forma pro corpo mesmo... Mas outras partes preferi o uso do papel cartão para o molde pois precisava de algo mais firme como poderá ser visto mais adiante.
Depois de secos, com fita crepe, uni as duas partes molhei novamente pra agora, ajustar a peça ao corpo e, depois de ficado como queria, passei jornal e cola tanto dentro quanto fora pra enrijecer e obter esse aspecto. Do lado interno foram 3 camadas enquanto o externo, apenas 2.
Nas costas, depois de seco, comecei a preparar a parte onde ficará encaixada o detalhe que entrariam as asas da armadura. Para isso, colei vários blocos como o da imagem e colei com cola branca. Para evitar que soltassem coloquei uns pesos por dentro para fazer presãoe a cola aderir melhor. Esse foi o resuiltado. Aliás, no molde em jornal já é possível ver essa preparaçãpo com o recorte no meio que representa onde eu encaixaria. esse corte foi feito para que depois de feito o corpo, pudesse sabver exatamente onde colar o encaixe.
Também é possivel ver uns cortes e um pedaço de velcro pra fora. Esses são os preparativos já para as ombreiras que explicarei mais adiante.
Por aqui me encerro! Até!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário